É nesta fase que o “ouro” é obtido. Todos os equipamentos utilizados neste processo de extração do azeite são feitos em aço inoxidável. A azeitona é triturada em moinhos de martelos e transformada em massa (pasta), é bombeada para as batedeiras onde durante cerca de 30 minutos, é aquecida até uma temperatura máxima 30ºC. A pasta quente é bombeada para o decanter, onde por um processo de centrifugação é separada a gordura (azeite) dos outros liquidos mais densos e dos sólidos. A partir daqui há dois destinos diferentes para estes dois produtos:
Azeite: o azeite segue por meio de outra bomba para o processo de lavagem, onde numa centrifuga com a mistura de àgua a uma temperatura controlada inferior a 30ºC, o azeite é lavado para retirar impurezas que ainda lhe restem.

  • Se o azeite obtido for resultado da azeitona comprada pela empresa, este segue para os depósitos (cubas de inox), situadas na zona de armazenamento, onde aguarda o processo de embalamento.
  • Se o azeite obtido for resultado dos serviços de laboração prestados a clientes, o azeite é depositado em Vasilhas (embalagens) dos próprios e por eles são transportados para as suas casas.
    Todo este processo é contínuo e automatizado, onde a intervenção do operador é supervisionar o processo produtivo.